O planejamento é uma estratégia fundamental para garantir o sucesso de um negócio.
Analisar os cenários, identificar os riscos e tomar decisões baseadas em dados realistas, são essenciais para a tomada de decisões assertivas.
Verificar o contexto econômico que a empresa está inserida, identificando a repercussão nas receitas, bem como uma avaliação dos aspectos financeiros de determinado projeto, proporcionam mais segurança na hora de investir.
Elencamos alguns passos para ajudar você na tomada de decisão do seu novo projeto e garantir que o seu investimento seja seguro.
O primeiro passo para garantir uma tomada de decisão segura é identificar a situação que você se encontra.
A melhor maneira de investir sem perder dinheiro é analisando os cenários e identificando os ricos que podem envolver o seu novo negócio.
Saiba exatamente aonde você quer chegar; aonde você quer estar futuramente.
A partir disso defina: o que você pode fazer hoje para o que o seu amanhã seja mais favorável?
O macroambiente envolve:
Estudar a população em que o novo negócio será inserido. Tamanho, sexo, idade, etnia e outros dados estatísticos que ajudam a entender o comportamento dos indivíduos que são influenciados por diversas questões que acabam motivando seus hábitos de compra.
Levar em consideração o ambiente econômico que o público está inserido, definindo o poder de compra dos consumidores e a partir disso, a tomada de decisões estratégicas para o processo de vendas.
Envolve os recursos naturais necessários para a criação e produção de uma empresa. O ambiente físico em que ela será inserida tem algum impacto ambiental? Os produtos que ela irá produzir tem garantias sustentáveis?
Diz respeito a todas as pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos que devem ser estudados para a aplicação de um novo projeto.
É a variável em que surgem as leis, as exigências governamentais e as tributações.
O ambiente político também é responsável por gerar estabilidade ou instabilidade econômica.
Representada pelas questões sociais, que dizem respeito àquilo que as pessoas esperam da empresa, bem como ao posicionamento da marca referente a questões midiáticas e, muitas vezes, polemicas.
O microambiente é formado por aqueles fatores próximos à empresa que influenciam diretamente em sua capacidade competitiva.
São os fornecedores, distribuidores, clientes, credores, concorrentes e acionistas em que o seu negócio opera.
Mas por que analisar o microambiente ajuda a tomar decisões?
São essas forças que diariamente afetam a capacidade das organizações de produzir.
Eles garantem os insumos necessários para a produção. Por isso, sem uma análise qualificada, os gestores não tem um fornecimento confiável de recursos, fator que pode ser determinante para a sobrevivência e o crescimento a longo prazo da empresa.
Os gostos e necessidades dos clientes representam oportunidades e ameaças. Por tanto, entender o seu público e as expectativas relacionadas a ele é fundamental para o bom desempenho das empresas.
“Tenha os seus amigos próximos e os seus inimigos mais próximos ainda.”
Não é só um ditado, é uma força microambiente que tem extrema influência na análise de cenário.
A rivalidade entre concorrentes é potencialmente a força mais ameaçadora que as empresas devem lidar. Essa análise influencia no preço do produto ou serviço e no posicionamento de mercado.
É muito importante considerar aspectos da cadeia produtiva, criação de valor, atratividade e ciclo de vida do setor que você irá inserir o seu novo projeto.
Conhecer as particularidades que envolvem o seu negócio garante o bom andamento dos processos e o estabelecimento de projeções seguras.
Todas essas forças têm extrema importância no processo de tomada de decisão. Através delas é possível prever futuros problemas que podem acabar com determinado projeto.
Não são poucos os casos de marcas que foram obrigadas a encerrar suas operações por falta de conhecimento das questões macro e micro que envolviam o seu negócio.
Quem não lembra da famosa Balckberry, que dominou o mercado de celulares dos Estados Unidos nos anos 2000?
A marca era uma das mais inovadoras no ramo de smartphones e chegou a dominar 50% do mercado dessa modalidade em 2007.
No entanto, a empresa ignorou as novas tecnologias trazidas pela concorrente Apple, como touch-screen e todas as novas demandas do seu público empresarial. Com isso, a empresa em 2013 foi praticamente deletada do mercado, tendo apenas 3,8% da fatia de mercado.
É por essas e outras que estudar a viabilidade econômico-financeira antes de investir tem uma série de benefícios, como avaliar e diminuir os riscos, demonstrar o melhor momento para a realização do investimento, maximizar os lucros e aprimorar os resultados a partir da análise de indicadores.
Se você quer investir com segurança, conheça o caminho aqui.