Para manter a boa saúde financeira das empresas é fundamental que os empresários entendam a importância de uma gestão eficiente e organizada.
Principalmente nos pequenos negócios, é muito comum que os gestores não façam os registros das entradas e saídas adequadamente e, que acabem misturando as contas pessoais com as contas da empresa.
Esses são alguns dos exemplos que podem causar um verdadeiro descontrole nas finanças, podendo ser fatal para muitas empresas.
Por isso, a organização financeira se faz necessária para controlar custos e despesas, definir metas, identificar oportunidades de investimentos e focar em estratégias para otimizar os lucros.
Separamos um passo a passo para auxiliar você com a organização das finanças da sua empresa.
Quando sua empresa gasta sem controle nenhum ela compromete sua rentabilidade. Isso acaba trazendo dificuldades para atingir as suas metas e objetivos.
O controle de gastos proporciona ao gestor uma visão muito mais abrangente dos recursos do seu negócio. Ainda, ajuda a evitar o desperdício de verba, redirecionando para aquilo que realmente é necessário no momento.
Tal ação fará com que a empresa se torne mais competitiva no mercado.
Quem não sabe aonde quer chegar acaba sendo levado pela maré. Por isso, definir um planejamento para a sua empresa é fundamental para atingir seus objetivos.
Com ele você, seus gestores e colaboradores, terão clareza das suas metas e estarão orientados estrategicamente para chegar aos resultados esperados.
A área financeira deve ter um planejamento específico, com acompanhamento constante. Através dele você pode ter informações seguras sobre o momento certo para investir ou para reduzir gastos.
Os resultados só aparecem com muita “mão na massa”.
É muito importante que você cultive a disciplina como uma premissa dentro do seu negócio. Você deve criar hábitos para controlar seus indicadores, seus registros e suas metas.
A mistura das contas pessoais com as da empresa é um clichê dos pequenos empresários.
Para organizar as suas finanças você deve controlar rigorosamente os recursos que saem da sua empresa e que chegam até ela.
Há maneiras de controlar o pró-labore, a remuneração dos sócios, os salários.
Você pode ter tudo na ponta do lápis, sem precisar fazer uma salada de frutas com as contas.
Uma boa relação com seus fornecedores é fundamental para o bom andamento do negócio.
Administração de prazos e benefícios relacionados a preços e produtos, devem ser muito bem controlados.
Muitas empresas administram vários fornecedores, e por isso, devem possuir uma organização rígida para evitar que o caos se instale.
O seu estoque deve ser mantido de acordo com o fluxo de saída.
Por isso, controlá-lo detalhadamente lhe permitirá abastecê-lo quando necessário, evitando o acúmulo ou a falta dos produtos.
Enfim, organizar as finanças dos negócios exige atenção em diferentes pontos, mas com paciência e dedicação é possível colocar a “casa em ordem”. Nesse caminho, é muito mais fácil e rápido crescer!
Se você quer entender o nível de excelência de gestão das seguintes áreas da sua empresa: Estrutura Organizacional, Tecnologia e Informação, Operações e Produção, Estrutura Comercial, Estrutura de Marketing, Estrutura Física e Equipamentos, Capital Humano e Gestão de Pessoas, Controladoria e Finanças, Contabilidade e Fiscal, Estrutura Jurídica, Estrutura Societária, Estratégia-Inovação e Crescimento; e Qualidade; Solicite agora mesmo um DIAGNÓSTICO GRATUITO.