Em tempos de crise, lidar com o fantasma da inadimplência dentro das empresas vem sendo um verdadeiro filme de terror. Embora se tenha uma compreensão do atual cenário, em que a economia sofreu uma significativa retração, os gestores necessitam administrar os impactos financeiros em suas empresas de maneira objetiva.
Pensando nisso, elencamos algumas ações para ajudar você a espantar o fantasma da inadimplência e a diminuir os prejuízos causados pelos atrasos de pagamento dentro da sua empresa.
O primeiro passo para driblá-lo é agir de maneira rápida. Você precisa estar no controle da situação e não deve ficar esperando ele aparecer. Não se acomode esperando as rotinas voltarem ao normal ou o seu cliente atrasar.
Estabeleça uma comunicação clara e franca com sua equipe de vendas e respectivamente com seus compradores. Através dessa comunicação, tente prever ao máximo aqueles que não conseguirão cumprir com suas dívidas nos próximos meses, e a partir disso trace um plano financeiro que se adeque as novas previsões do seu caixa.
Isso lhe dará margem para renegociar e proporcionará controle da situação, não sendo pego de surpresa e sem uma ação em mente.
Alguns dos motivos dos atrasos nos pagamentos podem ser ocasionados pela falta de facilidades dos clientes pagarem suas faturas. Lojas físicas e lotéricas vêm sendo fechadas devido às regras de combate a pandemia do COVID-19, e assim as possibilidades de pagamento acabam se restringindo.
Muitas empresas ainda não aderiram ao uso de ferramentas digitais como forma de pagamento. Esse é um ótimo momento para estudar e botar em ação novas opções.
Se você utiliza boletos de pagamento, pode começar a oferecer pagamentos por cartão de crédito, o que acaba transferindo o risco de crédito para a operadora do cartão.
Todos estão sofrendo os impactos da crise, não é somente a sua empresa. Por isso, esse é o momento de flexibilizar suas ações e adequar-se as possibilidades. Com a identificação dos possíveis atrasos você pode oferecer a possibilidade de pagamentos parciais ou prorrogar os prazos de pagamento.
Às vezes uma renegociação amigável vale muito mais a pena que ficar refletindo se o seu cliente tem ou não caixa para pagá-lo, ela pode criar um laço de fidelidade. Renegociar o pagamento pode ser decisivo para reduzir sua taxa de inadimplência e acabar com a assombração na sua empresa.
Ofereça mais benefícios aos seus clientes.
Você deve estar se perguntando: porque eu daria mais para alguém que não está pagando?
Bem, você precisa ter uma visão de futuro ampla e clara nesse momento.
Oferecer serviços complementares e ampliar as soluções para o seu cliente ajuda a criar uma relação de valor muito importante.
Você e o seu produto serão mais valorizados e, caso algo tenha que ser priorizado na hora dele tomar uma decisão, com certeza você estará no topo.
Um bom exemplo para você entender a lógica desse processo são as ações feitas pelas empresas de TV por assinatura nas ultimas semanas. Elas ampliaram a quantidade de canais disponíveis para sues clientes, independente do plano de cada um, aumentando a relevância do serviço dentro do orçamento familiar.
Aumentar os benefícios diante de uma crise é uma ação muito difícil, pois as incertezas tomam conta do seu orçamento e os fantasmas da crise estão à solta. Mas quem sairá ileso desse momento?
Não viva em uma eterna assombração. Diminua os impactos negativos dentro do seu negócio com criatividade e proatividade em suas ações; pense “fora da caixa” e esteja sempre um passo a frente dos seus fantasmas.