Por que, segundo dados do SEBRAE, mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida?
Por que muitos empresários ainda acreditam que a solução para os seus problemas é vender mais?
O fracasso dos micro e pequenos empresários está ligado a várias razões, mas sem dúvida a principal delas é a falta de planejamento financeiro.
Na verdade, toda vez que você não define para onde está indo, você aceita que qualquer lugar serve, e 70% das vezes, para micro e pequenos empreendedores, esse lugar é o fim da linha.
Mas por que o Planejamento Financeiro é tão importante para as empresas?
Como saber quais devem ser as suas ações se você não tem o controle das suas finanças?
Você não sabe o que entra e o que sai do seu caixa, você não sabe quais são seus custos e despesas mensais, não sabe se vai ter lucro no final do mês, mas ainda acredita que se continuar vendendo tudo dará certo.
O controle financeiro é essencial para manter a eficácia de suas operações. Você precisa controlar seus gastos e planejar sua reserva financeira, para manter seu capital de giro e não comprometer o funcionamento da sua empresa.
Você não é um bom gestor porque vende muito, e muito menos um mau gestor porque vende pouco.
O controle financeiro resultante de um planejamento eficiente possibilita que você possa compreender a real situação da sua empresa no momento. Se você não tem dados objetivos e estatísticos dos seus números, você não tem uma análise correta da sua realidade financeira. E isso é um perigo, pois demonstra que você não sabe quem sua empresa realmente é no mercado; você não sabe que momento está vivendo e por consequência, não pode propor soluções condizentes para os problemas.
Se não há uma visão clara do que você tem e de onde quer chegar, você não sabe o que lhe espera. Você pode ter mais contas a pagar do que seu orçamento prevê, mais despesas do que imagina e um descontrole dos seus custos. O resultado disso: endividamento.
Quando você faz seu Planejamento Financeiro você considera pontos essenciais para seu funcionamento, considera variações sazonais em seu fluxo de caixa e pode traçar estratégias para momentos de dificuldade, possibilitando assim um controle de todas as situações evitando dívidas.
A falta de um planejamento financeiro eficiente muitas vezes causa uma ideia equivocada sobre o dinheiro em caixa.
Muitas vezes agindo por emoção, empresários pulam algumas etapas importantes, como o planejamento de riscos, e acabam utilizando o dinheiro que aparentemente estava “sobrando” no caixa, para outros fins como investimentos e melhorias dentro do seu negócio.
No entanto, essa atitude pode ter sido tomada em um momento não ideal e acabar causando um verdadeiro rombo nas finanças da empresa.
Não controlar suas finanças, não conhecer a realidade do seu empreendimento e do seu mercado, investir baseado na emoção, são alguns dos problemas causados pela falta de planejamento financeiro, podendo ser o fim para muitos empresários.
Por isso, se você está deixando a maré te levar, pare agora!
Assuma de uma vez por todas o controle do seu barco.
Defina o seu norte, trace seus objetivos, escolha metas realistas e uma metodologia de controle.
Dessa forma, você poderá saber exatamente para onde está indo, identificar anomalias e prever soluções instantâneas, sem estar desprevenido.
Ninguém acerta de primeira, o importante é ter atitude e começar!