Os relatórios econômicos e financeiros nada mais são do que o resultado das movimentações contábeis.
Eles são o produto do registro das movimentações econômicas e financeiras de um negócio. Existem três principais relatórios:
Se você acompanhar mensalmente estes três relatórios na sua empresa, com certeza tomará melhores decisões, fará com que o seu negócio prospere e o melhor: com a segurança dos números a seu favor.
Você pode estar se perguntando: qual desses relatórios é o mais importante?
Não existe resposta certa para esta pergunta, pois os respectivos relatórios são complementares entre si e apresentam informações sob óticas ou visões diferentes. Portanto, tenha os três à disposição do sucesso do seu negócio.
Vamos começar pelo Balanço Patrimonial, também conhecido como o relatório que demonstra os saldos financeiros das Contas Patrimoniais (e não as Contas de Resultado – que veremos mais adiante).
O lado esquerdo de um Balanço Patrimonial apresenta os bens e direitos de uma empresa, representado neste relatório como Ativos; o lado direito do Balanço Patrimonial apresenta os compromissos e obrigações a pagar de uma empresa, conhecidas como Passivos. Também no lado direito do Balanço Patrimonial está o que ela tem ou gera de valor aos seus sócios e acionistas, um grupo de contas conhecido como Patrimônio Líquido, um grupo bem particular que NÃO faz parte dos Passivos mas é colocado na mesma coluna ou lado do Balanço Patrimonial (também do lado direito – como ilustra a imagem abaixo).
A Demonstração de Resultado (DRE), também conhecido como o relatório que demonstram os saldos das Contas de Resultado, ou seja, os Lucros ou Prejuízos, mais conhecido como o relatório operacional sob o regime de competência, demonstra o que a empresa literalmente ganhou com as receitas das vendas/faturamento (independente se foram recebidas ou não), e mostra também o que a empresa se comprometeu de custos e despesas (independente se foram pagas ou não) e o qual foi o resultado de tudo isso dentro de um período determinado (mês/ano). Este resultado final que é apresentado através do relatório da DRE, chamamos de lucro ou o prejuízo realizado (geralmente anualmente pela contabilidade mas que pode ser apurado mensalmente).
A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) ou simplesmente Fluxo de Caixa, demonstra o resultado financeiro sob regime de caixa (tudo que a empresa efetivamente recebeu e pagou dento de um determinado período de tempo – dia/mês/semestre/ano) e a situação financeira e de investimento das movimentações da empresa. Este relatório mostra quanto de dinheiro entrou no caixa da empresa (recebimentos – que é diferente de faturamento da DRE) e quanto ela desembolsou (pagamentos – que é um pouco diferente dos custos e despesas da DRE), organizado em três categorias: Fluxo de Caixa Operacional, Fluxo de Caixa de Investimento e Fluxo de Caixa de Financiamento. Esse modelo de Fluxo de Caixa é conhecido como modelo de Fluxo de Caixa Indireto. O Fluxo de Caixa direto é tão direto quanto o seu nome: ele apresenta as movimentações financeiras do montante de recebimentos e de pagamentos efetivamente realizados dentro de um período.
Em nossa série, Fundamentos de Contabilidade, iremos analisar com mais detalhes sobre o três relatórios: Balanço Patrimonial, posteriormente abordaremos a Demonstração de Resultado do Exercício e também a Demonstração Fluxo de Caixa.
Esses são os três relatórios-chave para você avaliar a situação patrimonial de uma empresa (Balanço Patrimonial), o resultado econômico dela (DRE) e o resultado financeiro (Fluxo de Caixa). Com esses três relatórios, você terá o controle financeiro total do seu negócio.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com alguém que você acha que será útil e continue acompanhando a série Fundamentos de Contabilidade por aqui.
Se você tem dúvidas, compartilha com a gente que iremos ter a maior satisfação em ajudar você e sua empresa a analisar os resultados para aumentar os lucros e crescer de forma sustentável.
Nosso próximo artigo será dedicado ao grupo dos Ativos, presente no Balanço Patrimonial.