O dia a dia das empresas é cercado por uma intensa rotina de atividades, sejam elas na área comercial, financeira ou administrativa.
Porém, é uma característica muito forte dos empreendedores e dos seres humanos em geral, a procrastinação das atividades.
O que muitos esquecem são os grandes prejuízos causados pelo efeito “deixar para depois”.
Segundo um estudo realizado pelo pesquisador Piers Steel, quase 95% das pessoas admitem adiar as coisas. Ainda, 25% delas indicaram características crônicas, que definem sua personalidade.
A ansiedade é um dos principais causadores da procrastinação. Na expectativa de um momento ideal para realizar determinada tarefa, buscando que ela saia da maneira perfeita, deixamos para depois organizar as tarefas, realizar o relatório, aquela análise de dados, a dieta da semana.
Seja na vida pessoal ou na profissional, o “deixar para depois” pode trazer grandes prejuízos.
Nas empresas ele pode afetar diretamente o desempenho e a situação financeira do negócio.
As atitudes do agora são fundamentais para determinar onde você estará no futuro. Você já deve saber disso, mas por que continua deixando para depois?
Toda vez que sua empresa não faz um planejamento financeiro no agora, ela perde o norte. Você deixa de conhecer a real situação que ela se encontra no momento, pois não tem dados objetivos e estatísticos dos seus números.
E isso é um perigo, pois demonstra que você não sabe quem sua empresa realmente é no mercado; você não sabe que momento está vivendo e por consequência, não pode propor soluções condizentes para os problemas.
Toda vez que você deixa para depois para separar as suas contas pessoais das da empresa, você se afunda mais no buraco do descontrole financeiro.
Se na pessoa física há descontrole, falta dinheiro, nunca se sabe onde se gasta ou o que se pode melhorar, esses mesmos Toda vez que você protela para fazer a gestão financeira do seu negócio, você chega mais perto das estatísticas que demonstram que o Brasil é o país que mais fecha empresas no mundo.
Enfim, as consequências da procrastinação é a auto sabotagem seguida de fracasso.
Para todas as atividades que nos propomos a realizar, é necessário organização, metodologia, plano de ação e determinação.
A frase de ordem “deixa para depois” deve ser substituída por “faça agora”.
Organize-se hoje, escolha o seu plano e seja fiel a ele.
Controlar suas atividades é um processo libertador, que lhe proporciona tomar as rédeas do seu dia.
Com o seu projeto em mãos, coloque a mão na massa!
Diante da vontade de procrastinar, revise a sua lista de perdas e ganhos, ela lhe mostrará quem é que perde ao deixar tudo para depois.