O capital de giro é o responsável por fazer o seu negócio acontecer, garantindo que você mantenha seu estoque em dia, viabilize recursos para suas vendas a prazo e assegure o pagamento dos seus fornecedores, impostos e demais custos operacionais.
Caso você ainda não saiba como calcular o seu capital de giro ou esteja tendo dificuldades para captar recursos, confira 3 maneiras para isso.
Neste artigo iremos falar sobre o ciclo de capital de giro, que representa o tempo mínimo necessário para converter o capital de giro líquido (ativo circulante menos passivo circulante) em dinheiro.
Poderíamos dizer de uma maneira mais objetiva, que o ciclo de capital de giro é a quantidade de tempo entre o pagamento dos produtos ou serviços vendidos e o recebimento final do dinheiro acumulado da venda desses produtos ou serviços.
Visando gerenciar esse ciclo, muitas empresas buscam otimizar o seu fluxo de caixa com ações de rápido impacto, como acelerar a venda de estoque, os pagamentos de clientes e postergar ao máximo o pagamento das contas.
Para a maioria das empresas, o ciclo do capital de giro funciona da seguinte maneira:
1. A empresa compra, a crédito, materiais para fabricar um produto (por exemplo, eles têm 90 dias para pagar pelas matérias-primas);
2. A empresa vende seu estoque em 85 dias, em média (dias a pagar pendentes);
3. A empresa recebe pagamento dos clientes pelos produtos vendidos em 20 dias, em média.
Para obtermos o tempo necessário para converter o capital de giro líquido em dinheiro, somamos ao Giro de Estoque os dias a receber e desse valor subtraímos os dias a pagar.
Elencamos 4 pontos fundamentais para que o ciclo de capital de giro da sua empresa seja mantido em bom funcionamento e o negócio possa crescer em segurança.
A produção ideal nunca para por escassez de matérias-primas. O ponto de partida deve ser controlado rigorosamente, para que o ciclo de capital de giro não seja nunca interrompido.
Não há como garantir todas as condições necessárias para produzir um produto ou prestar um serviço de qualidade se não há planejamento. Controlar todos os riscos eminentes ao processo e garantir o bom funcionamento de todas as etapas proporciona um desempenho melhor em todas as fases do ciclo, e isso só pode ser feito com planejamento.
Fundamental para o bom funcionamento do ciclo de capital de giro, acelerar a venda dos produtos assim que chegam ao estoque, garante um melhor controle sobre o que você tem e impede que seja feita a compra ou a produção de produtos em excesso, o que acaba gerando mais passivos.
De nada adianta ter uma produção eficiente, com controle de matéria-prima e vendas imediatas se você não recebe o pagamento de seus clientes. É fundamental ter uma política de cobrança rígida, que garanta que os recursos cheguem rapidamente até a empresa, para que você possa honrar com suas despesas e manter o pleno funcionamento de todo o seu ciclo.
Buscando maneiras de conseguir capital de giro? Confira algumas delas.