A experiência on-line passou a ser um requisito básico para a sobrevivência das pequenas e médias empresas durante os últimos meses. A grave crise econômica instalada devido à pandemia da COVID-19 restringiu a venda física, elevando as plataformas digitais de importantes para essenciais na vida dos empreendimentos.
A concorrência se acirra ainda mais no mundo virtual, pois a facilidade que as informações são alcançadas e propagadas é muito maior e mais veloz que no mundo real. Dessa forma, a infinidade de opções acaba elevando as expectativas dos usuários em relação ao seu sentimento com as marcas e seus produtos. Por isso, as experiências precisam ser intuitivas, funcionais e inovadoras, para que os clientes voltem a comprar.
Pensando nisso, separamos 7 dicas para você elevar a experiência on-line do cliente em seu canais.
Seus clientes devem reconhecer sua marca e o seu produto. Use um padrão de comunicação para todas as suas redes sociais e seu site; Fale com seu cliente de forma direta, mas com profissionalismo; Faça postagens e atualizações com freqüência, mostre que você está diariamente presente na vida do seu público; Invista no design de suas plataformas, chame a atenção, seja diferente.
Quanto mais rápido suas páginas carregam, menor a probabilidade de seu cliente desistir antes que você tenha a chance de atraí-lo. Reduza o tempo de carregamento para maximizar suas oportunidades de vendas e o envolvimento do cliente. Existem diversos sites que auxiliam com práticas recomendadas para manter a alta velocidade; O próprio Google disponibiliza uma plataforma gratuita para você verificar a velocidade do seu site.
Os usuários não visitam apenas seu site e redes sociais para comprar coisas. Eles também querem aprender sobre seus produtos e serviços, ver o que torna sua empresa diferente e possivelmente interagir com outros usuários da sua marca. Seu conteúdo pode atender a esses desejos, criando algumas peças genuinamente informativas e divertidas, fazendo com que seu cliente lembre-se da sua marca em outros momentos.
Os clientes não querem apenas notícias suas; eles também querem ouvir outros clientes. Ajude-os a fazer isso incorporando provas sociais ao seu site e em suas redes. Mantenha uma seção atualizada das avaliações dos clientes para que os compradores reconheçam a qualidade de suas ofertas e seu compromisso com um ótimo serviço.
Os clientes de hoje esperam que as marcas se comuniquem com transparência e operem com integridade. Fale em suas plataformas sobre como você compra seus produtos e pratique a responsabilidade social. Quando o estoque acabar, seja honesto nas páginas dos produtos e forneça estimativas precisas dos tempos de reposição. Facilite para os clientes se inscreverem para receber notificações de reabastecimentos com formulários.
Mesmo que você não consiga formar uma equipe completa de agentes de atendimento ao cliente 24 horas por dia, os chats podem manter sua empresa aberta a noite toda. As redes sociais permitem que você faça isso a todo o momento, inclua essa possibilidade de comunicação dentro do seu site; Não deixe seu cliente sem resposta, mesmo que você não responda na hora; seja atencioso e o mais claro possível na sua comunicação;
Você agora possui uma nova estratégia de venda. O preço do seu produto ou serviço deve se encaixar em seus custos, despesas e investimentos atuais; O preço antigo não comporta mais o que você está oferecendo agora; Se o seu cliente reclamar do seu preço, tenha fundamento àquilo que você oferece.
Se você tem dificuldade para precificar e encontrar o preço ideal, clique aqui que nós podemos te ajudar.
Quando os usuários optam por não comprar, descubra o motivo perguntando o que os recusou em um chat ou email. Use esta oportunidade para aprender como projetar uma melhor experiência para o futuro (e potencialmente coletar informações de contato no processo); Depois que o seu cliente comprar, não deixe de falar com ele, mantenha contato, busque depoimentos sobre a experiência dele com seu produto ou serviço.
Com alguns ajustes, você pode eliminar o atrito e a frustração em seus canais digitais e manter seus clientes retornando para comprar, indicando seu produto ou serviço a outras pessoas e elevando a experiência com sua marca.