Nascido em Omaha, estado de Nebraska, nos Estados Unidos, Warren Buffett começou sua vida vendendo caixas de chicletes e engradados de Coca-Cola de porta em porta. Ele ainda era uma criança quando comprou suas primeiras ações, durante uma visita a Ney York Stock Exchance (local onde eram negociadas as ações norte-americanas).
Hoje, Buffett é um dos homens mais ricos do planeta, CEO e acionista do conglomerado de empresas da Berkshire Hathaway, empresa de investimentos que atualmente detém participações em dezenas companhias como Apple, Coca-Cola e Visa. Sua história, marcada pelo talento nos negócios e investimentos inteligentes, o faz o maior investidor de todos os tempos.
Engana-se quem pensa que para ser um bom investidor você precisa ser muito inteligente.
Você não precisa ser um cientista de foguetes. Investir não é um jogo que a pessoa com um Q.I. de 160 ganha da pessoa com Q.I. de 130.“
Para ser um bom investidor você precisa entender como os mercados funcionam e pensar de maneira estratégica, evitando erros e estando ciente dos riscos que você corre.
O investidor de Ohama sempre foi autodidata e dedicado a arte de aprender. Utiliza o conhecimento como principal ferramenta para tomar as melhores decisões. Afinal, investimentos são arriscados: ações, fundos imobiliários, derivativos. Porém, estudar os riscos que você corre lhe da segurança em suas escolhas.
“Risco vem de você não saber o que está fazendo.”
A preferência de Warren Buffett por investimentos de longo prazo, em empresas com ativos tangíveis e poder de lucro comprovado, o tornaram uma inspiração para investidores de todos os níveis, que utilizam de sua filosofia Value Investing, fundamentada em estratégias simples,para obterem lucro.
“Parece existir uma característica humana perversa que gosta de transformar coisas fáceis em coisas difíceis“.
Sua participação em gigantes marcas conhecidas, como a Coca-Cola, Kraft-Heinz e Apple, mostram sua visão em tirar vantagens competitivas de empresas que possuem sua reputação consolidada em um local que a concorrência não é capaz de chegar.
“Só compre algo que você ficaria perfeitamente feliz em segurar caso o mercado fechasse por 10 anos”.
No entanto, nem só de glórias e sucesso vive a carreira de Buffett no mundo dos investimentos, aliás, aprender com os erros do passado o ajudou a tornar-se o maior investidor de todos os tempos.
“No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais claro que o pára-brisa.”
A singularidade da vida e da carreira de Warren Buffett tem muitas lições a nos ensinar. Sua dedicação em aprender, sua busca por excelência e sua personalidade ética no mundo dos negócios, tornou-se exemplo para empreendedores e investidores do mundo todo.
E apesar de ser um craque em obter lucro, ele nos deixa uma lição extra, que não fala sobre dinheiro:
“Eu meço o sucesso por quantas pessoas me amam. E o melhor jeito de ser amado é ser amável”.