Errar na hora de definir o preço de um produto ou serviço pode ser fatal para a saúde financeira de qualquer negócio.
Muitos gestores sequer dedicam tempo para analisar se o preço do seu produto/serviço está sendo calculado contemplando itens fundamentais, como: os lucros desejados, toda estrutura de custos e despesas do negócio e claro, não menos importante: se o cliente absorve o preço que lhe é oferecido, ou seja, se o preço está compatível com o que se paga por ele no mercado.
Se o seu preço está errado, as suas contas não vão fechar e você não vai ter lucro!
Por isso, elencamos 3 erros que você não pode cometer na hora de precificar:
É claro que analisar se o seu preço está compatível com o mercado faz parte do processo de precificação. Porém, muitos empresários acabam comprometendo toda a estrutura do seu negócio estipulando o seu preço baseado apenas na concorrência.
Cada empresa tem uma estrutura de custos diferente, baseada em gastos com funcionários, tecnologias e outros fatores que influenciam no preço final. Por isso, sua realidade não necessariamente é a mesma que a do concorrente.
A alta concorrência em diversos setores e a facilidade com que os produtos e serviços são encontrados no mercado acaba levando muitos empresários a baixar o seu preço para conseguir vender mais.
Além disso, ainda existem aqueles que precificam no “chutômetro”.
Essa atitude acaba causando um verdadeiro descontrole financeiro, pois, os custos e despesas não são levados em conta, fazendo com que a operação se torne mais cara que o preço final.
Qual o valor da sua matéria-prima, qual o tempo de produção, quanto você gasta com impostos?
Todas essas informações são exemplos de como as despesas fixas e os custos variáveis influenciam e são fundamentais para o momento da precificação.
Há uma diferença entre preço e valor. Provavelmente você já ouviu muito falar dela.
Para precificar você precisa entender o valor que o seu produto ou serviço tem para o seu cliente e para o próprio mercado.
Muitas vezes, por mais simples que um produto seja, ele pode oferecer uma solução fantástica. O seu serviço pode estar em falta no mercado e ser uma verdadeira raridade.
Ainda, existem muitas marcas que se destacam por sua qualidade, seja no atendimento, seja em sua matéria-prima.
Todos esses fatores acabam influenciando no seu valor. Você entrega ao seu cliente uma solução, seja para os problemas que ele tem, seja para melhorar seu bem-estar ou estilo de vida.
Se o preço do seu produto/serviço for suficiente para cobrir cada item da precificação, pode ter certeza que você está no caminho certo. Mas se ele não estiver bem dimensionado, possivelmente você terá dificuldades para quitar despesas básicas e pior: gerar problemas de fluxo de caixa e falta de dinheiro no final de mês.
Um serviço ou produto com o preço errado pode fazer você perder negócios e até mesmo acabar pagando para trabalhar.
Aproveite nosso Guia de Precificação gratuito e não deixe nada de fora!